quinta-feira, 18 de novembro de 2010

!Nº2!

Moda do séc.xx
1900-1920

(Foto:MoodBoard para apresentação do tema)

Estamos em Inglaterra, logo no inicio do novo século XX deu-se o designado Período Eduardino, sucessor da Rainha Vitória de Inglaterra, Edward, preferia mais as mulheres maduras de
cabelos grisalhos, onde nos trajes masculinos deu-se destaque aos chapéus, sobrecasacas, fraques e os sapatos passaram a ser um acessório, coisa que antes não o era.
Porém é em França, País criador da moda, que a Belle-époque tem inicio, ‘Era do ouro e da beleza’, predominam profundas transformações culturais, novos modos de pensar e viver o quotidiano, e onde ‘explodem’ conceitos bem diferentes de anteriormente como, Cabarés, o Cancan e o cinema!
Na arte, a Belle Époque surge como Art Nouveau (Arte Nova) e o Impressionismo (duas vertentes de enorme importância para a Arte deste inicio de século.

Partimos para meados de 1900, onde Paul Poiret revoluciona a moda deslocando a cintura para baixo do peito, desapertando a silhueta formal e até de ‘bibelô’ e eliminando o espartilho, anteriormente tão usado e tão na moda. Originando assim mais conforto associando o luxo dos tecidos leves (seda, como exemplo)

Gabrielle Chanel, ou simplesmente Coco Chanel foi talvez a maior impulsionadora e influenciadora de uma moda que revolucionou toda uma época que sofria do após guerra e que queria libertar-se e viver.
Como Christian Dior disse uma vez: "Com um pullover preto e uma fiada de pérolas, ela revolucionou a moda!
Conhecida não só pelo seu vestido preto e a sua fragrância nº5, como também pelos seus fatos clássicos e intemporais, sapato, malas e joias.
- Uma moderna Filosofia de inspiração de ‘mens wear’ associando sempre uma enorme simplicidade, criando peças soltas/largas feitas de Jersey.

Década de 20 livre de espartilhos, as saias já mostravam mais perna, a maquilhagem, destaque para o uso abundante do Batom, lábios em forma de coração em tom carmim, e delineados fortes nos olhos, sobrancelhas tiradas e o risco pintado a lápis fino.
Pele bem branca.
Cabelos curtos à ‘Garçonne’, lisos ou com ondas.
Silhuetas ‘tubulares’, vestidos leves e com braços e costas à mostra, tom de perna sempre tom da pele.
Chapéu, ‘Cloche’, mais usual, enterrado até aos olhos que só podia ser usado com os tais cabelos curtos.
Mulher Sensual, mas sem curvas, sem seios, quadris pequenos e atenção voltada para os tornozelos (tudo que não era no séc. passado, e finais.)

No homem, transformavam o fato na sua peça de vestuário por excelência, tons cinzento.

Estamos nos loucos anos 20, época de Hollywood em Alta, explosão social, de prosperidade e liberdade.
A mulher dos anos 20 encarna os ideais da emancipação feminina, agora vale andar desacompanhada, fumar em público e abusar no batom! Mulher independente, bem sucedida e com personalidade e estilo.
Época do Jazz, Charleston e Foxtrot. (por isso também os vestidos criarem-se leves, soltos e não pegados ao corpo).
Além da Opera e teatro frequentavam-se também os cinematógrafos, exibiam filmes e ‘Stars’ de Hollywood (como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks), as mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das actrizes famosas, tornavam-se Ícones para as mulheres, exemplo como Gloria Swanson, Mary Pickford e Josephine Baker(dançarina e cantora, bem exótica para a época)

Para além da Famosa Coco Chanel, Jacques Doucet surgiu provocando também na altura um escândalo com a altura das saias, passando a subi-las ao ponto de se ver as ligas rendadas das mulheres.
Jean Patou, estilista também, mas mais direccionado para Sportswear, criando colecções inteiras de ténis para tenista (exemplo a famosa Suzanne Lenglen).






Sempre In Fashion

Sem comentários:

Enviar um comentário